quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A Palhaçada da TAM, INFRAERO e ANAC

A pouco tempo passei pela experiência de viver o apagão aéreo. Nome dado a falta de respeito com as pessoas que pagam uma fortuna para poder sair de um estado para o outro de avião, cujo deveria ser o modo mais rápido de chegar.
No dia 22 de Dezembro de 2010 Estava esperando 3 vôos no aeroporto de Manaus, sendo que um deles estava vindo minha meia irmã de 16 anos sozinha. Uma menina que não anda na rua sozinha, não bebe, só estuda, mas não pode embarcar nos outros 2 vôos por falta de lugar. Então uma tia veio com a família em um vôo e a minha outra tia com a família dela em outro vôo, e só um vôo chegou aqui em Manaus.
O vôo da minha irmã deveria chegar às 23 horas... E nada de acontecer, a TAM, não avisou os passageiros do atraso... Com 2 horas de atraso descobrimos que o aeroporto estava fechado e que não havia previsão para abertura. Como já conheço aquela área afastada da cidade já sabia que só abriria pela manhã, mas os funcionários da TAM começaram a nos dar mentirosas informações... Chegamos em casa às 4 da manhã, Minha bbzona emprestou um celular de uma senhora e ligou para nos avisando que tava bem, mas com fome e cedo, estava dentro do avião sem tripulação e sem amparo, fiquei a madrugada toda ligando pra o aeroporto até a INFRAERO me informar que o aeroporto tinha voltado a funcionar as 07h35min. Levei um susto quando descobri que eles não sabiam informar do vôo de minha meia irmã Aline, fiquei louca, liguei pra TAM e me falaram que o vôo chegaria as 12h00min.
Às 06 horas ela ligou dizendo que não tinha tomado café, e que só naquela hora a TAM abriu as portas do avião para eles saírem...
Bem, nessa hora estávamos no aeroporto desde 11h00min o problema é que no aeroporto a TAM dava informações mentirosas, despudoradas, e sem contar os funcionários parecem que nunca estiveram em um banco de escola pra serem tão mal educados.
Aline ligou era exatamente as 12h00min chorando com fome, pois a TAM nem o almoço deu. Gente imagina uma criança, menor de idade, sem dinheiro, em uma terra desconhecida...
Meu Deus! Que desespero... A Globo a band e a Record estavam lá, nos apoiando.
Por sorte 1 hora depois ela ligou e informou que uns passageiros deram comida a ela.
Fomos à delegacia, prestamos queixa, e nada, só conseguimos, mas palavras e palavras.
As 14h00min, Aline ligou desesperada chorando que estavam quebrando tudo lá no aeroporto de porto velho e ela estava sozinha e com medo...
Meu deus... Imagina o desespero meu e da minha tia! Estávamos desesperadas juntas no aeroporto... Uma criança poderia ser qualquer criança eu teria lutado por ela, pois foi uma criança que ligou chorando, desamparada, no meio de uma guerra e não tinha ninguém pra defender. Então me pergunto: Por que pagar ta caro uma passagem se a TAM não cuida de seus passageiros. Mal eu sabia que o pior ainda estava por vim!
Às 16 horas ela ligada avisando que estava entrando novamente no avião para vim pra o destino (Manaus). As 16h20min o vôo saiu de porto velho e deveria chegar as 17h00min. E estávamos esperando quando deu 18h00min e vi que já estava atrasado 1 hora... Comecei a entrar em desespero, deu 18h30min e fui ao balcão da TAM, os atendentes se escondiam de nos familiares, eu não contei conversa e fui atrás do responsável da Infraero, e ele disse que não sabia onde estava o vôo... que a torre também não sabia informar... Meu deus! O vôo já atrasado 1 hora e meia que deveria ter pousado, a Infraero informa que não sabia onde estava... Eu pensei: CAIU!
Eu não podia contar pra minha tia que tava passando mal, e não podia ficar de braços cruzados, olhei pra o superintendente da Infraero e disse que se ele não me contasse onde estava o vôo eu iria pra o meio do aeroporto e ia dizer que o avião tinha caído... Tive que ameaçar!  Na hora ele me informou que o Vôo estaria voltando pra sua origem!
Entrei em desespero... Faltaram-me pernas, eu só chorava... Corri pra o balcão da TAM, e chamava a gerente, implorava pra alguém me atender e eles se fingiam de surdos... Não contei conversa... SUBI em cima do balcão... Fiz um escândalo tão grande, que eles chamaram a policia, a policia chegou, mas só ficou olhando, a infeliz da gerente saiu dela de trás do balcão dizendo que ia mandar me prender tinha umas mulheres lá e deram nela... Tenho que falar que até gostei disso. Um doido da TAM disse que também ia mandar me prender, os familiares começaram a quebrar tudo e eu me mandei de lá e fui atrás de minha tia... Descobri uma hora depois que o vôo já estava passando de Belém quando recebeu uma ordem para Voltar para Manaus.
É... Concordo que fazer confusão não é legal, mas se não tivesse-moa feito, se eu não tivesse subido em cima do balcão da TAM, este vôo teria ido pra são Paulo e sabe Deus o que teria acontecido a minha Aline sozinha naquela cidade, sem dinheiro e sem os cuidados que a TAM deveria prestar a ela!